Desempenho Operacional
Na página de Desempenho Operacional de cada empresa são mostradas as seguintes informações:
- Receita Líquida: é a Receita Bruta deduzida de impostos, e, em alguns casos, devoluções de vendas e descontos comerciais. (*1)
- Lucro Líquido: é o que “sobra” da Receita Líquida depois de terem sido subtraídos todos os custos e despesas da operação, inclusive imposto de renda e pagamento de juros líquidos, e representa portanto a quantia disponível para distribuição ao acionista e/ou reinvestimento nas operações da empresa.
- Margem Bruta: é o Resultado Bruto dividido pela Receita Líquida. O Resultado Bruto é a Receita Líquida menos o Custo de Bens e/ou Serviços Vendidos. (*2)
- Margem Líquida: é o Lucro Líquido dividido pela Receita Líquida.
Observações:
- Algumas empresas apesar de terem lucro líquido (ou prejuízo) realmente não têm receita.
(*1) As demonstrações financeiras padrão de instituições financeiras tem um formato diferente dos demais, não apresentando diretamente a receita líquida. Por uma questão de padronização, para todas as instituições financeiras adotamos como padrão Receita Líquida = Receitas da Intermediação Financeira + Receitas de Prestação de Serviços.
(*2) Para as instituições financeiras adotamos como padrão Resultado Bruto = Receitas da Intermediação Financeira + Receitas de Prestação de Serviços – Despesas da Intermediação Financeira.