Glossário
Retorno sobre o Patrimônio Líquido
Lucro Líquido dividido pelo Patrimônio Líquido. Também conhecido como ROE ou Return Over Equity. Fornece uma visão do retorno para o acionista, já incluindo os efeitos de todos os custos e despesas da operação, inclusive alavancagem financeira e impostos. Por essa mesma razão é de difícil comparação entre empresas com diferentes níveis de alavancagem financeira e/ou empresas atuando em indústrias com cargas diferentes de impostos.
Retorno sobre o Capital Investido
Lucro Operacional (Lucro antes de Impostos e Juros) dividido pela média de (Patrimônio Líquido + Empréstimos e Financiamentos de longo e curto prazo). Por usar o Lucro antes de Impostos e Juros no numerador e incluir os provedores de dívida no denominador, normalmente é uma medida mais usada para comparar empresas com níveis diferentes de alavancagem financeira e/ou cargas de impostos do que o Retorno sobre o Patrimônio Líquido.
Retorno sobre o Capital Tangível
Lucro Operacional (Lucro antes de Impostos e Juros) dividido pela média de (Ativo Total - Ativo Intangível - Disponibilidades - Passivo Circulante excluindo empréstimos). Fornece uma medida de retorno sobre todo o capital tangível investido na empresa. Exclui os ativos intangíveis e os ativos que não estão investidos na operação, para tornar mais comparáveis empresas com níveis muito diferentes principalmente de caixa (cujo excedente provavelmente não está investido na operação) e ativos intangíveis (cuja mensuração está sujeita a fatores subjetivos e/ou particulares de cada empresa). Nesse aspecto permite uma comparação melhor do que o Retorno sobre o Capital Investido para empresas com níveis muito diferentes de caixa e/ou de ativos intagíveis.
Retorno sobre o Ativo
Lucro Líquido dividido pelo Ativo Total. Também conhecido como ROA ou Return Over Assets.
Margem Líquida
Lucro Líquido dividido pela Receita Líquida. Também conhecido como Net Margin.
Resultado Bruto
Resultado Bruto é a Receita Líquida menos o custo dos bens vendidos e/ou dos serviços prestados.
Margem Bruta
Resultado Bruto divido pela Receita Líquida. Também conhecido como Gross Margin.
EBIT ou Earnings Before Interest and Taxes
EBIT é o Lucro antes de Juros e Impostos (Lucro Operacional).
Margem EBIT
EBIT dividido pela Receita Líquida. Também conhecido como EBIT Margin.
Giro do Ativo
Receita Líquida dividida pelo Ativo Total. Também conhecido como Asset Turnover.
Alavancagem Financeira
Valor total do Ativo dividido pelo Patrimônio Líquido. É equivalente a (Dívida/Patrimônio Líquido) + 1. Também conhecido como Financial Leverage.
Dívida/Patrimônio Líquido
Passivo total dividido pelo Patrimônio Líquido. É equivalente a (Alavancagem Financeira - 1).
P/L
Preço da ação dividido pelo Lucro Líquido por ação. Também conhecido como P/E ou Price/ Earnings.
P/VPA
Preço da ação dividido pelo Valor Patrimonial da Ação (VPA). O VPA é definido como Patrimônio Líquido dividido pelo número total de ações da empresa. Também conhecido como P/B ou P/BV ou Price/Book Value.
P/Receita Líquida
Preço da ação dividido pela Receita Líquida por ação, sendo a Receita Liquida de impostos e devoluções incidentes sobre a Receita Bruta. Também conhecido como P/S ou Price/Sales.
P/FCO
Preço da ação dividido pelo Fluxo de Caixa Operacional por ação. O FCO não inclui os fluxos de caixa nem de atividades de investimento nem de financiamento.
P/FCF
Preço da ação dividido pelo FCF por ação. FCF ou Free Cash Flow é o fluxo de caixa livre da empresa, definido como FCO (Fluxo de Caixa Operacional) menos CapEx ou Capital Expenditures, investimento em ativo fixo da empresa. Nem todas as empresas divulgam nas suas demonstrações financeiras padronizadas o valor do CapEx de forma separada e, portanto, nesses casos, esta medida não é confiável.
P/EBIT
Preço da ação dividido pelo EBIT por ação. EBIT ou Earnings Before Interest and Taxes é o Lucro antes de Juros e Impostos (Lucro Operacional).
P/NCAV
Preço da ação dividido pelo Net Current Asset Value por ação, sendo Net Current Asset Value definido como o ativo circulante menos o passivo total por ação.
P/Ativo Total
Preço da ação dividido pelo ativo total por ação.
P/Capital de Giro
Preço da ação dividido pelo capital de giro por ação, sendo o capital de giro definido como ativo circulante menos passivo circulante.
EV/EBIT
EV ou Enterprise Value é o valor total da empresa, definido como a soma do Market Cap (valor de mercado) com o valor da dívida líquida de caixa. EBIT ou Earnings Before Interest and Taxes é o Lucro antes de Juros e Impostos (Lucro Operacional).
EV/EBITDA
EV ou Enterprise Value é o valor total da empresa, definido como a soma do Market Cap (valor de mercado) com o valor da dívida líquida de caixa. EBITDA ou Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization é o Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA).
Dividend Yield
Dividendos em dinheiro pagos por ação (incluindo juros sobre o capital próprio) divididos pelo preço da ação. É uma medida que pode ser facilmente comparável com algum investimento com características de "renda fixa", obviamente assumindo preço de ação e dividend yield constantes.
Volume Financeiro
Volume financeiro em moeda transacionado diariamente. No site normalmente é apresentada a média diária dos últimos 90 dias, dado que o volume pode variar muito de um dia para o outro. Dá uma medida da liquidez da ação em questão, ou seja, o quão fácil ou difícil é comprar ou vender uma certa ação.
Market Cap
Market Cap(italization) ou Capitalização de Mercado é o valor total das ações em circulação, calculado multiplicando-se o preço por ação pelo número de ações totais da empresa. Quando a ação não tem muita liquidez, ou quando a empresa tem várias classes de ações com níveis de liquidez muito diferentes uma da outra, normalmente se usa apenas a ação com mais liquidez para fazer o cálculo.